quinta-feira, 16 de outubro de 2014

O Médico e o Monstro - Resenha

Imagem da adaptação para o cinema de 1941



                Um dos maiores clássicos do terror, definitivamente, é O Médico e o Monstro de Robert Louis Stevenson. Apesar de toda lenda que ronda a história, não gostei. Fiquei bem decepcionada. Mais uma vez a minha lógica de criar expectativas me proíbe de aproveitar a essência de uma das mais notáveis obras do século. Enfim, só curti o final e do final não posso falar aqui hahahaha

                Um mistério ronda o Dr. Jekyll. Seu advogado, Dr. Utterson, resolve entender o que se passa com seu amigo após receber uma carta testamento de seu cliente, o qual deixava toda sua fortuna, caso algo lhe acontecesse, para um desconhecido Sr. Hyde. Quem era o Sr. Hyde? Qual sua relação com Dr. Jekyll? Seria ele um golpista?
                Durante suas investigações, Dr. Utterson descobre que Hyde quase nunca era visto e, por onde passava, causava grande incômodo. Quando o encontra, sua primeira impressão foi das piores. Simultaneamente, a vida de Dr. Jekyll é cheia de idas e vindas, ora próximo dos amigos, ora em extremo isolamento.
                Essa inconstância acaba quando, um ano depois, Hyde mata um idoso a sangue frio e nunca mais, nem ele e nem o médico são vistos. Muito preocupado, um criado chama Dr. Utterson para tentar tirar seu amigo do quarto e entender qual é o mal que lhe acomete...



                A resenha é mínima e curta, quase um comentário, porque o livro tem menos de 100 páginas (pra mim, deveria ser considerado um conto). O livro de Louis Stevenson se consagrou por ser o primeiro a quebrar o paradigma maquineísta: provando que não existe algo totalmente mau, ou totalmente bom. O diálogo entre as vontades e os instintos humanos é primorosa. Imagino que as adaptações para o cinema e teatro sejam excelentes (mais que o livro em si)!


*Se você quiser saber sobre mais livros desse Mês do Horror, clique no link! Espero que estejam gostando.

4 comentários:

  1. Li e adorei, é um clássico. Acho que todo mundo deveria ler.

    http://www.eucurtoliteratura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho importante que leiam, todos deveriam conhecer os clássicos.

      Excluir
  2. Já ouvi falar desse livro, mas nunca li. Uma pena que é bem decepcionante, né?

    Bjão

    http://bymiih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cá

      Eu achei decepcionante, mas se te interessar, vale a pena ler sim, viu?

      Beijos

      Excluir