segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Livros de outubro: Book Haul



Outubro acabou (aeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!!!!) e cá estou eu fazendo mais um Book Haul. O mês foi corrido e confuso: as eleições me tiraram do eixo e a USP tá cobrando demais: são provas, trabalhos e páginas sem fim (aliás, vai ter trabalho acadêmico muito legal esse semestre, pretendo fazer um post contando tudo pra vocês). As minhas leituras acabaram sendo mais voltadas para o Mês do Horror e para a universidade. Eu adorei esse clima de terror, mas já estava bem cansada de ler apenas sobre isso. Fim de ano é sempre uma época complicada pra mim e acabei somatizando as histórias. Não comprei muita coisa (vitória!). Espero que vocês gostem de tudo, o blog é feito exclusivamente com amor e carinho. (o que tiver sido resenhado estará com link, aproveite!)


Leituras Finalizadas (na ordem em que foram lidas)


Leituras em andamento

  •      O macaco que se fez homem, de Monteiro Lobato.
Eu estava louca para um livro de contos e decidi começar por Lobato devido um ensaio de antropologia, cujo tema era relacionar cultura, comportamento e sentimento. Sempre tive muita implicância com esse autor e justamente por isso escolhi começar com ele, buscava encontrar um pouco do pensamento determinista da época. Fiquei de cara no chão como logo na primeira crônica encontrei algo muito atemporal, que se encaixa completamente nos dias atuais e nada tem de preconceituoso. Quando se trata de Monteiro Lobato temos que ter muitas ressalvas, mas até agora o livro está muito agradável. 




Compras

Já aviso: comprei pouco, mas comprei bem!

  • Mulher, Estado e Revolução, de Wendy Goldman
Esse ano eu me interessei muito pela questão da mulher (spoiler: meu novo trabalho acadêmico vai por essa linha). Não me considero propriamente feminista, porque não vou a nenhum tipo de reunião e nem participo de nenhum coletivo tentando trazer o assunto a tona. Eu só acredito na necessidade de igualdade de gênero em todos os âmbitos da vida. Comecei por curiosidade a estudar as mulheres em diversos momentos históricos. Li um livro sensacional sobre as mulheres na Revolução Francesa, outro que explora a participação ativa das mulheres no nazismo e agora me dei de presente (de dia das das crianças hahaha) esse sobre a Revolução Russa. Estou bem ansiosa pra começar!



  • Segundo Tratado Sobre o Governo, de John Locke
Tá na cara que eu comprei esse livro pra usar na USP e na aula de política, né? Comprei essa edição da Martin Claret (quero fazer um post sobre a editora esse mês ainda) e foi bem baratinha, ao contrário da indicada pelo professor (desculpa, mas eu não tô nadando em dinheiro ainda).








  • Casa Grande & Senzala, de Gilberto Freyre

Lá estava eu, em uma noite fria de terça-feira, sentadinha na aula de antropologia e começa a briga do século. O livro era esse e professor x alunas começaram a se matar devido ao suposto viés controverso da obra. A briga foi tão grande que o professor nem conseguiu ensinar nada direito (mas teve prova, valeu valeu) e eu, curiosa e intrometida, saí correndo pra comprar o livro. Essa edição é SENSACIONAL. Repito, SENSACIONAL. Capa dura, linda, com poster gigante da casa grande e diversas fotos e documentos da época da colonização e escravidão. Morri e fui pro céu!


Ainda sobre as minhas compras, preciso dar uma dica pra vocês, meus leitores lindos: Submarino. Não é publicidade, eu infelizmente não estou ganhando NADA com isso, estou apenas compartilhando amor. Os livros lá são sempre mais baratos. Na minha edição maravilhosa de Casa Grande & Senzala peguei uma promoção em que o preço estava de R$141, por R$41,90. Geralmente eles fazem promoções que derrubam os preços dos livros em porcentagens imensas, mas, mesmo sem promoção, as compras são sempre um pouquinho mais em conta!



*Foi isso que rolou no mês! Não li tanto quanto em setembro, mas outubro foi bem produtivo. Espero que vocês tenham gostado e deixem muuitos e muitos e muitos comentários (e me sigam aqui e lá no Instagram: @nat_assarito). Um mês lindo e iluminado para todos nós!

2 comentários:

  1. Li mais ou menos o tanto que você leu! Esse mês foi puxado, né? Também tive um monte de prova. Foi bem corrido!
    Amei o Book Haul! Você vai amar "Casa Grande & Senzala"!

    Bjos

    http://bymiih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Mih, espero amar mesmo, tô lendo aos pouquinhos e sem pretensões de de acabar hahahah

    Beijos

    ResponderExcluir