segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Livros de novembro: Book Haul



Preciso confessar: desde que eu comecei a fazer Book Haul aqui no blog sinto o tempo passar MUITO rápido! Dá pra acreditar que novembro já acabou? Eu só não considero 2014 como dado porque, devido à greve que ocorreu esse ano na USP, tenho aula até janeiro praticamente. Medir a passagem do tempo em leituras é realmente algo muito maluco que esse mundo literário me apresentou! <3

Como vocês sabem, eu não gosto de me forçar a ler determinadas quantidades de livros por ano ou mês, a minha meta é sempre ler e é isso o que eu faço, não importa o ritmo. E, sim, as vezes eu fico alguns dias sem suportar pegar um livro por causa da alta carga de leitura que as ciências sociais me impõe. 

Bem, nem sempre é só pelo meu curso. Fim de ano eu sempre fico tristinha. Acho tudo tão maravilhoso e solitário ao mesmo tempo que me dá vontade de ficar quieta no meu canto. Isso refletiu um pouco na baixa quantidade de livros que eu li esse mês e que provavelmente lerei no próximo. Talvez todo esse clima festivo escancare tantas coisas que nós sonhamos e não conseguimos realizar. Um sentimento misto de esperança e caos. 

Mesmo com todos esses pensamentos chatos, tô me esforçando pra manter minhas leituras e todo o resto da minha vida, afinal, tenho um semestre ainda pra fechar! Tô com bastante planos pro ano que vem também, tanto pro blog quanto na minha formação profissional. Sou muito feliz por ter todos vocês para compartilhar os pedacinhos dos meus dias e quero caprichar pra tornar o blog um espaço ainda mais lindo para todo mundo. <3

Masss, o post de hoje não é pra falar de mim e sim dos livros que eu li e comprei em novembro. Vamos lá:






Leituras finalizadas (na ordem em que foram lidas)

  • Segundo Tratado Sobre o Governo Civil, de John Locke
  • As Brumas de Avalon: A Senhora da Magia, de Marion Zimmer Bradley
  • O Alienista, de Machado de Assis
  • A Ideologia Alemã, de Marx e Engels
  • Procurando Mônica, de José Trajano


Quero falar um pouco sobre As Brumas de Avalon. Fiquei decepcionada com o primeiro livro, gostei muito da proposta de recriar a história do Rei Arthur pela perspectiva feminina. O tema é realmente interessante e discute bastante como a figura da mulher é formada em nós desde que somos crianças, com os contos de fadas e as lendas. Contudo, o primeiro livro passou arrastado. Foi bem lento e sem ação. Imagino que essa impressão foi gerada porque é um livro de apresentação e que irá melhorar nos próximos volumes. Por vias das dúvidas, preferi dar uma pausa e retomar daqui um pouquinho para não ter um olhar errado da autora. 





Leituras em andamento 

  • O Contrato Social, de Rousseau
Nem preciso dizer que esse livro é leitura obrigatória de política. Enfim, a obra é consagradíssima e é difícil encontrar alguém que não conheça o autor. Algo que me impressionou muito estudando política clássica foi perceber que como os indivíduos agem de maneira semelhantemente destrutiva em relação ao poder e ao próximo, independentemente da época. Rousseau foi contemporâneo do Iluminismo do século XVIII, mas eu estudei Aristóteles que há 2300 anos atrás descrevia um homem grego que pode facilmente ser confundido com o homem de 2014. Acho interessante observar a natureza humana se manifestando e mantendo ao longo dos séculos. Também fiquei impressionada com a capacidade do Rousseau dizer TANTO com poucas palavras escritas. O livro já entrou nos meus queridinhos.



Compras e Presentes


  • Estação Carandiru, de Drauzio Varella. Tava querendo esse livro faz um tempão e consegui comprar na banquinha da história por R$10. A capa tá um pouquinho manchadinha, mas, por esse preço, tá tudo ótimo, tá tudo ótimo, tá tudo lindo! Fiquei felizona e quero ler logo.
  • Revista de Sociologia da USP: Tempo Social. Ganhei essa revista lá na USP, sendo praticamente um livro com vários artigos de pesquisadores consagrados (alguns deles meus professores <3). Apesar de ser uma edição de 2002, acredito que muitos textos são atemporais (porque, infelizmente, muita coisa na humanidade também é).





  • 1984, de George Orwell. Esse é o meu segundo livro preferido da vida. Eu já tive um cheio de notas feitas por mim mesma e marcações, mas, a anta aqui, achou que seria legal dá-lo de presente. Uma dica: não foi. Nunca deem seus livros para pessoas que parecem ser especiais, porque nem sempre elas são. Aí o livro vai embora e a pessoa também (as vezes a gente se livra da criatura, pra ser sincera). Nós não queremos nada disso, não é mesmo? Então deixem seus livros preferidos bem guardados no quentinho da estante.
  • O Presente do Meu Grande Amor. Meu grande amor, o hipopótamo Fernando, me deu esse livro de presente. São 12 contos de Natal de autores gringos famosinhos. Tô doooida pra ler, só tô esperando dezembro começar pra não queimar a largada! 



  • O Incêndio de Troia, de Marion Zimmer Bradley. Como eu sou a pessoa mais instável do mundo, em alguns momentos amei a leitura do primeiro livro de As Brumas de Avalon, apesar de no geral ter achado bem maçante. Fuçando na Internet descobri que a autora também escreveu a história de Troia pelo ponto de vista feminino e eu que não sou apaixonada pela Grécia Antiga e nem nada, fui correndo comprar a obra! Achei essa capa bem bonita e a edição é descente em comparação com a das Brumas de Avalon que nem orelha os livros têm! Espero que a leitura seja boa e animada! 





*Essas foram as minhas leituras e compras desse mês! Provavelmente comprarei mais em dezembro, porque vai rolar a feira do livro da USP (ainda vou fazer post contando tudo, fiquem tranquilos) e tem o Natal, cuja maravilhosidade está na possibilidade de ganhar muitos livros de presente (mentira, o Natal é lindo por causa das luzinhas brilhantes em todos os cantos da vida). Espero que todos vocês tenham uma semana linda e cheia de amor <3



Fiquem com a imagem do Fernando me imitando e rindo da minha cara :'( 

4 comentários:

  1. O único que eu li foi o 1984 e não gostei :( achei que demorou demais para engrenar a história.

    http://www.eucurtoliteratura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu realmente AMO 1984! Depois de Dom Casmurro, só ele pra ocupar meu coração <3

      Beijos

      Excluir
  2. As brumas de avalon fazem parte da minha lista de livros favoritos. A história é simplesmente fantástico. Amei desde o primeiro livro.
    Tbm li o alienista e indo contra tds as indicações favoráveis que tive do livro tbm não gostei, assim como tds as outras obras do Machado, com exceção de Helena é maravilhoso.
    Comprei tbm o incêndio de Tróia, mas não tive a oportunidade de ler. Vou acompanhar seu blogue para ver o que achou do livro.
    No momento estou lendo os pilares da terra, que eu suuuuper indico. O livro é envolvente do início ao... meio q foi até onde eu li no momento rs
    Bjoos
    amei seu blogue ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juh! Obrigada pelo carinho, fico feliz que tenha gostado do blog. Isso me motiva a sempre escrever mais posts.

      Beijos

      Excluir