quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Projetos Literários para 2016!



Vocês sabem que não curto planejar muito minhas leituras, prefiro ir lendo aleatoriamente o que me dá vontade ou o que a faculdade me exige. Sinto que nunca consigo cumprir exatamente o que tinha elaborado porque provavelmente em maio já não estarei com a mesma vontade de ler determinados livros que estou agora em janeiro. Por isso, minhas Metas de Leitura de 2015 foram um grande fracasso, hehe! Delas só consegui ler os primeiros três volumes de Harry Potter, ou seja, falhei totalmente. Assim, resolvi organizar minhas leituras de 2016 em dois grandes projetos, sendo que NÃO lerei apenas livros que se enquadrem nele, porém, priorizarei por acreditar que precisamos conhecer mais esses autores e universos.


Lendo Mulheres

Em 2015, tardiamente aliás, muitos blogs e perfis literários debateram a literatura feminina e o seu baixo protagonismo em relação à fama e visibilidade que homens obtém nesse meio. Nunca tinha parado para pensar nisso e olhando minha estante constatei que o número de autoras não chega à 10% em relação aos autores.  Sendo assim, resolvi me obrigar a ler  o que mulheres incríveis e talentosíssimas escreveram. Pensei em começar terminando os volumes de Harry Potter, lendo a biografia de Clarice (ainda que escrita por um homem) e priorizando etnografias feitas por mulheres nas minhas pesquisas da faculdade. Para nos auxiliar, indico um perfil muito legal no Instagram, O Leia Mais Mulheres. Buscarei muitas sugestões e inspirações por lá e também quero sempre a ajuda de vocês, uma vez que, infelizmente, não conheço tantas autoras.




Lendo a América Latina

Vocês sabem como sou completamente apaixonada pela literatura brasileira. Amo livros, palavras e versos que conversem com nossas inquietações e não me contenho de alegria quando encontro personagens que nos representem tão bem. Dessa maneira, em 2016 quero ampliar meus horizontes e buscar compreender nosso lugar enquanto latino-americanos. Temos autores premiados, uma diversidade cultural muito grande e a obrigação de conhecer nossos vizinhos. Adoro ler em espanhol e vou priorizar o que encontrar em língua nativa. 


Criei esses dois selos para organizar as postagens, ou seja, eles aparecerão no final de todas as publicações referentes e terão seções específicas nas Categorias, assim quem tiver curiosidade pode ver tudo. Como disse, o mais incrível desses projetos é que não conheço muitos autores que caibam nesses espaços, fazendo com que troquemos sugestões durante todo tempo. Será uma grande corrente... Espero que vocês topem esse desafio comigo! 


2 comentários:

  1. Oi Natalia, tudo bem? Boa sorte na sua meta literária pra 2016. Eu também nunca defino uma meta muito objetiva, mas penso mais ou menos numa quantidade de títulos que gostaria de ler e defino algumas específicas que quero muito ler no futuro próximo :)
    Acho muito interessante e importante esse projeto do Leia Mais Mulheres! Já leu A Arte de Pedir, da Amanda Palmer? Acho um ótimo livro pra começo de ano, hein?
    Beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana. Não conhecia esse livro e nem a autora, muito obrigada pela dica! Vou pesquisar agora mesmo, hehe.

      Beijos

      Excluir